quarta-feira, 30 de julho de 2014

A SEMENTE VEM DE PORTUGAL



NOVA POSTAGEM NO BLOG BALÕES PORTUGAL

GRANDE ADESÃO DE BALOEIROS NO FESTIVAL “VAMOS ILUMINAR A NOITE DE SÃO JOÃO”




        Chico Carioca, saudações!


        Humberto Pinto Cel



 

domingo, 27 de julho de 2014

LIBERDADE! ANTES DO NADA





PLANEJAMENTO PARA UMA REVOLUÇÃO NO BRASIL
 

                                   De uma forma simples, podemos definir planejamento como uma ação ou um conjunto de ações, vinculadas ou não, para atingir a um objetivo pré-definido. No caso deste artigo, o objetivo é destruir o esquema montado pelos marginais do PT e do PSDB para, realizando um teatral revezamento no poder político objetivando assaltar o Estado Brasileiro assassinando qualquer um que a esta máfia política se oponha ou a denuncie (Santo André, Campinas e outros que só eles sabem). Este sanguinário esquema poderá levar o país a uma desastrosa guerra civil. 

                                   No passado, várias revoluções, 30, 32, 35 e 64 tiveram na sua execução a violência caracterizada como única opção. Perguntamos: Existe uma forma de realizarmos uma revolução sem que haja violência contra seus habitantes? Respondemos que sim. 

                                   Inicialmente vamos fazer algumas considerações. 

                                   Em primeiro lugar a Democracia como um sistema politico, exige que certas regras sejam obedecidas. A primeira é que o poder politico seja exercido por brasileiros com seus direitos políticos sem restrições, sejam eleitos através de eleições livres e honestas onde os eleitores possam mostrar sua vontade, que é soberana e deve ser respeitada. No caso brasileiro isto não acontece pois na urna eletrônica o resultado pode ser alterado através de um simples programa de computador. A urna eletrônica destrói qualquer credibilidade para as eleições. Se existe uma denominada Justiça Eleitoral por que ela insiste em mantê-la em vigor? Aliás, a nossa Justiça Eleitoral deixa muito a desejar. Por que os candidatos com ficha suja continuam livres e sem restrições para candidatar-se a qualquer cargo? A apresentação dos dados de cada candidato é uma agressão a inteligência dos eleitores. Por que nada acontece? Por que a Justiça Eleitoral não considera as bolsas (não consigo me lembrar de todas) como uma deslavada e imoral compra de votos? Com a criação de tantas bolsas o ex Presidento Lula conseguiu a notável façanha de dividir os brasileiros em dois grupos: os que trabalham e pagam pelas bolsas e os que não trabalham e recebem bolsas. Estratégia genial. 

                                   E por falar em Justiça, o que dizer sobre seu Órgão máximo o Supremo Tribunal Federal. A independência dos poderes, característica de uma democracia, transformou-se em uma peça teatral de humor e faz tanto sucesso que é transmitida diariamente pela televisão brasileira (canal 9) com notáveis representações que fariam inveja a Chico Anízio. Como diria aquele notável humorista em Petes (língua oficial da cuRtura brasileira atual): “O ex-PresidentO do STF se vestia de preto em respeito ao falecimento da liberdade de imprensa no Brasil.” 

                                   Para fazer a revolução que o País precisa basta que no dia 05 de outubro de 2014 a maioria dos eleitores brasileiros não compareçam na sua sessão eleitoral. Torne-se um revolucionário, votar em branco significa que o eleitor não quer votar em nenhum dos candidatos inscritos e tal decisão deveria ser respeitada pela Justiça Eleitoral e não inventar este desrespeito ao eleitor que é o voto válido. Em vez de votar em branco ou anular seu voto vá passear com a família, vá para a praia e se estiver chovendo vá a um cinema ou um teatro. Se você é idoso ou idosa não compareça para votar, mostre que não aceita o roubo legalizado que é feito mensalmente na sua aposentadoria.  Se a maioria dos eleitores não comparecer para votar está feita a revolução sem nenhuma violência. Em consequência deste resultado a Eleição deve ser anulada.  Não argumentem com essa bobagem de voto válido o que significa valorizar o voto de uns sobre o voto de outrem. 

                                   Não acreditem nas pesquisas que não deveriam ser divulgadas, pois, seu resultado pode ser facilmente manipulado além de influenciar o eleitorado. 

                                   Revolução já. 

                                   O que fazer para o Estado Brasileiro continuar funcionando após 1º de janeiro de 2015 é assunto para outro artigo. 

 

                                             Brigadeiro do ar Reformado – Ercio Braga
 
 
 
 


        Humberto Pinto Cel



sábado, 26 de julho de 2014

O TEMPO PASSA...

 
 
... E os Políticos Fazem a Fama
 
 
 
 
 
 



        Em 2010, sobre o incêndio do Morro dos Cabritos,

 


        Humberto Pinto Cel

quinta-feira, 24 de julho de 2014

HISTÓRIAS DE CANGALHA



Vale a Pena Repetir
 
 
 
 

 

Humberto Pinto disse: 
 
Esse vídeo possui dados históricos e argumentos da antropologia cultural que justificam a presença do balão – balão junino – no folclore e na cultura brasileira. A polêmica tem fulcro no Art. 42 da Lei 9605/98 injusto e inconstitucional, que o PL6722/2013 diz com propriedade na JUSTIFICAÇÃO:

“O art. 42 da Lei nº 9.605/98, ao coibir a confecção e soltura de balões contraria o disposto nos arts.1º, III, 3º, IV, 5º, 215 e 216 da Constituição Federal, a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, ratificada pelo Brasil em 2007, que tem como principal objetivo a proteção e a promoção da diversidade de expressões culturais, e o Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura”.

...

“Não  cabe  aos  governos  ou  às  empresas  conduzir  a  produção  de
cultura,  seja  ela  erudita  ou  popular,  impondo-lhe  hierarquias  e  sistemas  de valores.  Para  evitar  que  isso  ocorra,  o  Estado  deve  permanentemente reconhecer  e  apoiar  práticas,  conhecimentos  e  tecnologia  sociais, desenvolvidos  em  todo  o  País,  promovendo  o  direito  à  emancipação,  à autodeterminação e à liberdade de indivíduos e grupos. Cabe ao poder público estabelecer  condições  para  que  as  populações  que  compõem  a  sociedade brasileira  possam  criar  e  se  expressar  livremente  a  partir  de  suas  visões  de mundo,  modos  de  vida,  suas  línguas,  expressões  simbólicas  e  manifestações estéticas.  O  Estado deve  garantir  ainda  o pleno acesso  aos  meios,  acervos  e manifestações  simbólicas  de  outras  populações  que  forma  o  repertório  da humanidade”.


As Jornalistas Ana Maria Camargo, Carolina Rossini, Heloisa Camargo e o Jor. Thiago Morais estão de parabéns pelo belíssimo trabalho.


        Humberto Pinto Cel


 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A MÍDIA LEVIANA



Tendo como causa o recrudescimento da campanha de mídia...


     ... Contra a arte, o folclore e a cultura do balão junino, das Festas Juninas, no Brasil e a notícia leviana do G1:


Incêndio em pátio da Polícia de São Paulo destrói 170 carros ap...
Jornal GloboNews há 2 dias



 
...Segundo a Secretaria de Segurança Pública, uma testemunha disse que o fogo começou depois que um balão caiu no local. A e
 
           Comento:
 
        Atribuir a causa do incêndio sem a devida apuração é antecipar-se ao  resultado do inquérito e ao laudo da competência da perícia técnica.
 
 

 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 
 
 
 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CANTOYA




Uma Referência Para o Brasil
 


https://www.google.com.br/search?q=globos+de+cantoya&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=6QLNU4vyNM-GyASmg4CQDg&ved=0CB4QsAQ&biw=1280&bih=641
Clique sobre a figura
 
 
 
        O Encontro Internacional aconteceu nos dias 19 e 20 de julho de 2014.
 
 
 


 
 
        Humberto Pinto Cel




 
 

domingo, 20 de julho de 2014

BRASIL, O PAÍS DO FUTURO




O LEGADO DA COPA FIFA 2014
 
 
 
 
 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 
 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O ART. 42 DA LEI 9605/98 E...



Sua Inconformidade Jurídica
 
Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
 
 
 
 
        A todos, devem saber que a Constituição Federal é a Lei Maior do Brasil e que as leis ordinárias, produzidas pelos legisladores, devem estar de conformidade com esta.
      
"A lei é "coisa séria", não se pode “brincar de fazer leis”, como diz Sahid Maluf no seu Curso de Direito Constitucional, pg. 28, cujo texto reproduzimos:
 "Os agrupamentos sociais vivem e se desenvolvem sob o império da lei. Se o direito, em sentido amplo, é produto da consciência coletiva, a lei – norma jurídica elaborada pelo poder público – deve refletir fielmente os usos, os costumes e as tendências da sociedade.
Se considerarmos o Estado, segundo as doutrinas democráticas, como um meio e não como um fim em si mesmo, é evidente que não podemos reconhecer ao legislador a faculdade de criar as leis ao seu arbítrio para que a sociedade a elas se adapte. A regra é que a lei deve adaptar-se à sociedade e não a sociedade à lei. A vida humana não se subordina aos ditames das ciências. Ao revés, a própria lógica é um processo de interpretação da realidade externa da vida.
O dever do legislador é tomar para alvo de sua obra os costumes e as tendências sociais. É a lição de Edmond Picard: "O povo deve ser governado não para servir de corpo de experimentação às elucubrações pessoais dos legisladores, mas, para orientar, executar as suas próprias indicações, para realizar o ideal que ele segrega. O legislador deve ser um registrador hábil das necessidades populares, um confessor da alma geral, dizendo melhor e com mais clareza o que esta balbucia confusamente (O Direito Puro, Lisboa 1911)".
Posto que a lei deve vir ao encontro das aspirações sociais e adequar-se aos fatos humanos, cabe ao intérprete, principalmente, a tarefa de humanizar a lei e ajustá-la à realidade social".

 
 
 

        Pois bem, o Art. 5 inciso IX desta Carta Magna prescreve: 
 
TÍTULO II Dos Direitos e Garantias FundamentaisCAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

 
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
 
IX. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
 
 
 
 
 
        Assim, o baloeiro, ao fazer balão, está em pleno 
 
 
        Quanto a ação da soltura, o balão, por estar provido de fogo na fonte de propulsão, a condição "que possam provocar incêndio" é simples presunção de fato subsequente e incerto.
 
 
  
 

     Logo, o Art. 42 em questão é uma norma contraditória, conflitante com a Constituição Federal e de mutilação do direito individual.
 
        Humberto Pinto Cel
 

Significado de Expressão

s.f. Ação de exprimir.
...
Virtualidade ou fascínio com que um artista apresenta sua arte: tocou a sonata com muita expressão.

...
 
 
 
 
 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

NO BRASIL, PASSADA A COPA VOLTA A "GUERRA CIVIL"




Enquanto Isso, Os Baloeiros Esbanjam Criatividade e Beleza
 
 
 



SP . 16jul14

 

 
        Humberto Pinto Cel

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O MALOGRO DO BRASIL NO FUTEBOL



Os 7 a 1 do jogo Brasil e Alemanha
 
        Não obstante os indiferentes ou aqueles que sentem a derrota para a Alemanha como o resultado de uma simples partida de futebol, para milhões de brasileiros esse grave revés estava se desenhando para acontecer, num momento de festa geral e em 8 de julho de 2014, em Belo Horizonte, não poderia ser diferente, senão vejamos:
 
A negligência do Estado Brasileiro e a doença da família brasileira
 
1°. Gol... Saúde: as vítimas de tortura em hospitais;
 
2°. Gol... Educação: a indisciplina nas salas da aula;
 
3°. Gol... Segurança: o conflito social explícito - guerra civil;
 
4°. Gol... Propriedade e Liberdade de ir e vir: assaltos de todos os tipos, em qualquer lugar e a toda hora, invasões;
 
5°. Gol... O grito das mulheres: estupros e outros tipos de violência de subjugação;
 
6°. Gol... O prostíbulo das crianças em processo de prostituição precoce;
 
7°. Gol... A renegação dos velhos.
 
 
        Enquanto isso...
 
"E o balão vai subindo, vem caindo a garoa O céu é tão lindo e a noite é tão boa São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração"!
 
 
 
 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 
 
 
 

domingo, 6 de julho de 2014

QUIZOMBA DO CACHAMBI



Do
Amigo


Me debrucei com o que vi
Confesso quase morri
Embasbacado eu fiquei
Na festa do Cachambi
Que por ela me encantei


 


Em um humilde terreno
Com um espaço pequeno
com ordem sem confusão
Subia vários balões
Tranquilos sempre serenos.
 
Que extasiado assisti
Confesso me comovi
Na festa do Cachambi
Era tão grande a harmonia
Que a festa nos transmitia
 
Que com um aceno ou abraço
Chegava naquele espaço
Mais um da turma sadia
Velhos, moços, adolescentes
Negros, brancos e diferentes.
 
Pareciam até parentes
Armando uma procissão
Para homenagear São Pedro
E sem medo sem segredo
Mandavam pro céu um balão
 
 
 
 
Aos artesãos que conheço
Pelo os quais tenho apreço
Recebi mais que mereço
Muito carinho e atenção
Afagos, beijo na mão
Sinceros de coração.
 
Em uma mesa improvisada
Literalmente lotada
De salgadinhos e cocadas
Bolos, doces, limonadas
Por quem comia bastante
Sem precisar pagar nada.
 
Pra relembrar o que vi
Devo dizer me senti
No meu tempo de criança
Meu período da infância
Fatos que a festa traz
São guardados na lembrança
E não se esquece jamais.
 
Bons momentos eu passei
Com razões me deslumbrei
Com a voz rouquinha que ouvi:
- Vovô eu gostei da festa
Mas tão boa igual a esta
Só aqui no Cachambi.
 

 


Lembranças "puras" guardadas
Eternamente lembradas
Serão um dia imitadas
Por jovens, hoje aqui
Que sentirão o que senti
Vão reviver o que revivi
Ho! Quizomba do Cachambi.
 
Agradeço a meus irmãos
Considerados vilões
Mas, verdadeiros artesãos
Artistas universais
Mas, pseudos intelectuais
Que são "donos da razão"
Os chamam sem restrição
De "Boêmios Marginais".
 
Parabéns "Mestre" Ricardo
Pelo seu belo recado
Para os Santos do Universo
Parabéns ao "Rei" Betinho
Ao Nelson, Wanderlei, Cláudio.
Dinho, Dílson, Naldo, Suco e Dentinho
E aos anônimos destes versos.
 
Nas feições da criançada
A alegria estampada
Durante a madrugada
Eu tive que admitir
Brincadeira organizada
Com a turma abençoada
Só mesmo no Cachambi.
 
 


Na narrativa que faço
Aproprio-me do espaço
Pra chamar sua atenção
Quem deixou de vir aqui
Na festa do Cachambi
Saberá de antemão
Que foi festa do balão
E não festa de arrumação...
                                               
                           Tião Maia
 
Rio, em 6 de julho de 2014.
 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 

sábado, 5 de julho de 2014

SÃO JOÃO . PORTUGAL . 2014

 
 
BLOG BALÕES PORTUGAL
 
 

 
 
Nova postagem com noticias e várias fotos das FESTAS DE SÃO JOÃO DA CIDADE DE BRAGA/2014.
Veja toda a reportagem! É só clicar no link acima....


Chico Carioca
TURMA LUSA DE LISBOA
 
 


        Humberto Pinto Cel

sexta-feira, 4 de julho de 2014

UM ATO DE EQUIDADE



 
 
        Comento:          Diante desse ato de bravura "me sinto de alma lavada".

           


Humberto Pinto Cel
    




Significado de Equidade


s.f. Disposição para reconhecer a imparcialidade do direito de cada um; equivalência ou igualdade.
Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, imparcialidade, isenção, neutralidade etc.
P.ext. Correção no modo de agir ou de opinar; lisura, honestidade e integridade.
(Etm. do latim: equitas)

 
 

quinta-feira, 3 de julho de 2014

LIBERDADE DE EXPRESSÃO




Um Pilar das Conquistas Humanas       
 
Colaborou: Tomaz Clemente Carzino
 
 
 
 
 
 
        E, assim, a mulher e o homem edificaram o Mundo Cultural.
 
        No Brasil, a Constituição de 1988 garante esse momento:
 
Constituição brasileira de 1988
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
  • V - o pluralismo político
       Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
  • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
  • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
  • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
  • Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
 
 
 
 
 
Humberto Pinto Cel
 
 
 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

NOVO SÍTIO

 
 
 
 
 
http://avozdobalao.com/




        No ar desde 2011, na definição:

 

"Os novos “profetas” ou “apóstolos” da “Natureza” têm conseguido reunir muitos adeptos Brasil e mundo afora — especialmente em tempos de redes sociais na Internet, quando basta um clique para participar de uma “cerimônia” — porque foram bem-sucedidas, vejam que coisa!, em criar uma religião sem Deus, mas com a dimensão apocalíptica, e uma política sem “pólis”, em que o estado, mesmo e especialmente o democrático, é visto como o “outro” que conspira contra as verdades reveladas"...  

 

 
Do Jornalista Reinaldo Azevedo . 27nov2011
 
        Identifica a origem da nova onda de repressão, fomentada por certa mídia escrita, falada e televisiva, aos balões - balões juninos - e seus artífices, por festejarem, nas festas Juninas: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. 
 
        Ação típica de Intolerância Religiosa.
 
        Os baloeiros, verdadeiros cultores das artes plásticas, são vigiados e perseguidos, no dia a dia, tendo como justificativa a presença do falso e Inconstitucional Art. 42 da lei 9.605/98, já denunciado. 
 
 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 
 
 

terça-feira, 1 de julho de 2014

UM ÍCONE DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


 
 
 







 


 
 
        Parabéns para Turma da Emenda.


        Humberto Pinto Cel